Súmula bíblica contra protestantes
ABSOLVIÇÃO
1 ― JESUS
PROMETEU CONFERIR O PODER DE PERDOAR PECADOS
MAT. XVI, 19 ― “Dar-te-ei
as chaves do reino dos céus: e tudo o que ligares sobre a terra será ligado nos
céus e tudo o que desligares sobre a terra será desligado também nos céus”.
Aqui vemos o poder
de perdoar, conferido primeiramente
ao chefe dos Apóstolos, no singular; depois, Jesus conferirá o mesmo poder a todo o Colégio
Apostólico, no plural. Leia-se o texto seguinte:
MAT. XVIII, 18 ―
“Em verdade, vos digo: tudo que ligares sobre a terra, será ligado também no
céu: e tudo o que desligardes sobre a terra será desligado também no céu”.
2.
JESUS CONFERIU ESTE PODER, APÓS A RESSURREIÇÃO
JOÃO, XX, 22-23: ―
“Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito
Santo. Aqueles a quem vós perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e a
quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.
NOTA-SE que, no
texto último, Jesus faz questão de, antes de conferir aos Apóstolos o poder de
perdoar pecados, soprar sobre eles, conferindo-lhes o Espírito Santo.
Logo, o poder de perdoar não convém, de maneira nenhuma,
a todo e qualquer indivíduo, como o entendem os protestantes, mas é um poder
sacramental, conferido mediante
a colocação do Espírito Santo.
Vide também o
verbete CONFISSÃO.
ADORAÇÃO
1 ― EM
SENTIDO ESTRITO, SÓ SE PODE ADORAR A DEUS
MAT.
IV, 10 e LUC. IV, 8: “Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e a Ele só servirás”.
ATOS, X, 25, narram
que Cornélio, ao receber S. Pedro, “prostrou-se para adorá-los, mas S. Pedro
lhe disse: “Levanta-te. Também eu sou um homem”
APOC. XIX, 10, narra
também que São João se prostrou aos pés de um Anjo para o adorar, mas este lhe
disse: “Não faças isto ! Eu sou um servo como tu e teus irmãos, que tem o
testemunho de Jesus. Adora a Deus”.
2 ― MAS,
EM SENTIDO IMPRÓPRIO, A ESCRITURA FALA DE ADORAÇÃO EM VÁRIOS LUGARES
GEN. XXXIII,
1 : ― “Levantando, porém, Jacó os seus olhos viu Esaú, ... 3.
E ele, adiantando-se,
adorou-o sete vezes prostrado por terras”.
NÚMEROS, XXII, 31:
― “No mesmo ponto abriu o Senhor os olhos a Balaão, ele viu o Anjo parado
no caminho com a espada desembainhada, e, prostrado por terra, o adorou”.
II REIS, XIV,22: ―
“Joab, prostrando-se por terra sobre o seu rosto, adorou e felicitou o rei”.
III REIS, 1, 16: ―
“Inclinando-se Betsabé profundamente, adorou o rei”.
IV REIS, IV, 36 e
37: ― “Chegou ela e lançando-se-lhe aos pés (de Eliseu), adorou prostrada em
terra”.
IPAR. XXIX,20: ― “E
todo o povo bendisse o Senhor Deus; e se prostraram e adoraram a Deus, e depois
ao rei”.
A adoração de que
fala a Escritura nestes textos não é propriamente adoração, e, sim, veneração
profunda que se demonstra com a prostração. A Escritura narra estes fatos sem
reprová-los, porque o sentido deles é fácil de entender-se, entre os orientais
principalmente.
É neste mesmo
sentido que, em português antigo. falavam alguns autores de adoração dos Anjos
e Santos. Estavam, pois, muito de acordo com a Sagrada Escritura.
Hoje em dia se usa o termo adoração só para
Deus. E para a Sma. Virgem e os Santos se usa o termo veneração.
ADORAR
EM ESPÍRITO E VERDADE
JOÃO, IV, 23 e 24:
― “A hora vem, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
espírito e verdade. Por que é destes adoradores que o Pai procura. Deus é
Espírito, e em espírito e verdade é que o devem adorar os que o adoram”.
Deste texto os
protestantes deduzem contra a Igreja Católica a abolição de todo culto externo,
principalmente o culto das imagens. Mas é dar à palavra de Jesus uma extensão
que não tem. Jesus apenas quer dizer à samaritana que vai ser abolido o culto
da lei antiga e que não será necessário ir mais ao templo de Jerusalém para ali
adorar a Deus, porque, em a nova religião cristã, não são as formas antigas,
prescritas por Moisés, que vão agradar ao Pai, e sim a adoração “em espírito e
verdade” isto é: adoração espiritual e sincera, não só externa, mas partindo do
intimo da alma, sobretudo adoração de almas em estado de graça.
ANJOS
1. ― SOMOS
CONFIADOS A SUA GUARDA
MAT. XVIII,10:
“Vede que não desprezeis a nenhum destes pequeninos; porque eu vos declaro que
os seus anjos, no céu contemplam sempre a face do Pai que está no céu”.
HEBR. I, 14: ― “
Não são eles espíritos ministradores, enviados para exercer o seu ministério
em favor daqueles que deverão herdar a salvação ?”
ÊXODO, XXIII, 20: ―
“Eis que te envio um anjo (mensageiro), diante
de ti para que te guarde no caminho, e te leve ao lugar que te guarde no
caminho, e te leve ao lugar que te preparei”.
ÊXODO, XXIII, 21: ―
“Guarda-te diante
dele e ouve a sua voz, e não provoques a ira.
Porque não perdoará a vossa rebelião; porque meu nome está nele”
NOTE-SE a força
destes textos. Deus encarregou os Anjos de zelar pelos homens. Eles estão,
assim, constituídos intermediários,
de algum modo medianeiros
entre Deus e nós.
2. ― ELES
OFERECIAM NOSSAS PRECES A DEUS, A MODO DE MEDIANEIROS
APOC. VIII,
3: ― “ Veio, pois, outro anjo, e parou diante do altar, tendo um turíbulo de
ouro, e foram-lhe dados muitos perfumes para oferecer com as orações de
todos os santos, sobre o altar de ouro que está ante o trono de Deus”.
APOC. VIII. 4: ― “
E da mão do anjo subiu a fumaça dos perfumes das orações dos santos diante de Deus”.
3 ― ELES
ROGAM POR NÓS DIANTE
DO TRONO DE DEUS
ZACARIAS, I, 12: ―
“ Então o Anjo do Senhor respondeu e disse: ― “ Então o Anjo do Senhor
respondeu e disse: “O Senhor dos Exércitos ! Até quando não terás compaixão de
Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos ?”
GÊN. XL.VIII. 16: ―
“ O anjo que me livrou de todo mal, abençoe estes rapazes, seja chamado neles o
meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaac e se multipliquem como peixes em
multidão no meio da terra”.
OSÉIAS, XII, 3 E 4:
― “Jacó suplantou seu irmão no ventre materno e com fortaleza lutou com seu
anjo. E prevaleceu contra o anjo e ficou vencedor. Chorou e suplicou-lhe”.
ANTICRISTO
1. ― ANTES
DO FIM DO MUNDO, DEVE APARECER O ANTI-CRISTO
IIª TESS. II, 3-7:
― “Não vos deixeis iludir por pessoa alguma nem de modo algum; porque deve vir
primeiro a apostasia e aparecer o homem do pecado, o filho da perdição, o
adversário, a arvorar-se como superior a tudo o que se chama Deus ou divino
chegando a sentar-se no templo de Deus e querendo passar por Deus”.
De acordo com estes
dizeres do Apostolo, o Anticristo é uma pessoa, bem definida, bem
caracterizada, e que parecerá no fim do mundo.
No mesmo texto,
v.9. o Apóstolo testifica que a vinda do Anticristo será obra de Satanás: “Sua
vinda é por obra de Satanás, com todo o poder, com sinais e prodígios
mentirosos”.
2. ― A ESCRITURA
CHAMA TAMBÉM DE ANTICRISTO TODO AQUELE QUE NÃO ACEITA JESUS CRISTO OU SUA
DOUTRINA
1ª JOÃO, II 22: ―
“Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o
Anticristo, que nega o Pai e o Filho”.
IDEM, IV 2 e 3: ―
“Nisto se reconhece o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que
Jesus Cristo se encarnou é de Deus; todo espírito que não confessa Jesus, não é
de Deus, mas é o espírito do Anticristo, de cuja vinda tendes ouvido, e já está
agora no mundo”.
IIª JOÃO, 7: ―
“Muitos sedutores tem saído pelo mundo afora, a proclamar que Jesus Cristo não
se encarnou. Quem assim diz é sedutor e Anticristo”.
3. ― O ANTICRISTO E
PERSONIFICADO POR S. JOÃO NUM GRANDE REI E SIMBOLIZADO NUMA FERA
Ler sobre isto todo
o cap. XIII do Apocalipse.
Os protestantes
forcejam por aplicar ao Papa de Roma os dizeres desta profecia. Chegam até à
audácia de inventar que o número 666, de que fala o V.18: ― “É aqui que está a
sabedoria. Quem tem inteligência calcule o número da besta. Porque é número de
homem, e o número dele é 666” ― se aplica à pessoa do Papa.
Trata-se de uma
profecia. O sentido de um texto profético é insusceptível de uma aplicação
pessoal antes de sua realização plena. Se o Anticristo é o Papa, poderíamos
perguntar: “Qual dentre os Papas, se são tantos os que já ocuparam o trono de
Roma?”
O que é claríssimo
no texto sagrado é que o Anticristo será um adversário de Cristo, que atacará a
sua divindade, a sua autoridade, a sua doutrina, a sua Igreja, portanto. E como
encontrar isto no Papa, que foi e é sempre, mesmo quando tem suas fraquezas
humanas, o maior arauto da divindade e da doutrina de Cristo?
APÓSTOLOS
Esta palavra
significa “enviados”. Apóstolo é aquele que é enviado por Deus para uma missão
especial, de anunciar o reino de Deus.
1. ― JESUS ESCOLHEU
DOZE APÓSTOLOS
MAR.III, 13-15: ―
“Depois subiu ao monte, chamou os que Ele quis. e Foram a Ele. Designou doze
dentre eles para ficar em sua companhia. Ele os enviara a pregar com o poder de
expulsar os demônios”. A seguir se enumeram os doze Apóstolos.
LUC. VI, 13-14: ―
“Naqueles dias
Jesus retirou-se a uma montanha, para rezar, e passou ai toda a noite orando a
Deus.
Ao amanhecer chamou
os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de Apóstolos”.
De ambos estes
textos ressalta que os Apóstolos são distintos dos discípulos; “dentre eles” é
que Jesus escolheu os Apóstolos. São, portanto, uma hierarquia à parte na
Igreja do Senhor.
2. ― ATRAVÉS DE
TODO O NOVO TESTAMENTO SE PODE VER QUE OS APÓSTOLOS DESENVOLVEM “AÇÃO
HIERÁRQUICA” ISTO É, DE SUPREMACIA SOBRE OS FIÉIS, DIRIGINDO-OS, INSTRUINDO-OS,
GOVERNANDO-OS.
Veja-se:
MAT. cap. X. Todo
caracteriza a missão apostólica.
Idem, cap. XI, 1.
JOÃO, XV: 16-27.
Leia-se todo o
livro dos Atos e poder-se-á averiguar isto a cada passo, mas principalmente nos
Capítulos VI e XV.
3. ― ENTRE OS
APÓSTOLOS, PEDRO TEM A PRECEDÊNCIA, FALA E AGE EM NOME DE TODOS.
MAT. X,2: ― “Eis os
nomes dos doze Apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro...”
MARCOS (III, 10) e
LUCAS (VI, 12), mencionando os Apóstolos, enumeram Pedro em primeiro lugar.
MAT. XVI, 16: ―
Quando Jesus pergunta aos Apóstolos qual o pensamento deles sobre o Filho do
Homem, é Pedro quem responde em nome dos demais, inspirado pelo Pai.
É a ele que Jesus
promete a suprema investidura da Igreja. “Dar-te-ei as chaves do reino do céu”.
MAT. XVI. 19.
ATOS, II, 14: É
Pedro quem primeiro prega.
ATOS, II, 41 E X, 9
e sgs. é Pedro que batiza os primeiros gentios.
ATOS, III, 1 e
segs.: É Pedro quem opera o primeiro milagre.
ATOS, 1, 15: é
Pedro quem propõe a eleição do sucessor de Judas.
ATOS, II, 41 e X, 9
e segs.: é Pedro quem fala em nome de todos perante o Sinédrio e defende a fé.
ATOS, V, 3 e segs.:
é Pedro quem exproba Ananias e Safira e
lhes inflige em nome de Deus o castigo de sua mentira.
ATOS, XV, 7 e
segs.: No primeiro Concilio celebrado, é Pedro quem dirime a questão.
Retirado
de: http://www.permanencia.org.br/drupal/node/871
Em : 03/01/2013
Autor :Pe. Antônio Miranda, S. D. N.
- Manhumirim, 1960
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